Saudações da Poli

É ótimo receber sua visita nesse cantinho que é meu e todo seu também.Aqui estão postadas as minhas atividades como mãe,artesã ,professora e apaixonada pela arte.Espero que encontre algo que lhe preencha de alguma forma.E fique a vontade para comentar...

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Qual o segredo da criatividade?


"A criança é o mais valioso recurso do mundo e sua melhor esperança para o futuro." ( John Kennedy)

É possível uma criança ser mais criativa do que outra?Os pais podem estimular o potencial dos filhos?E qual o papel da escola nisso tudo?


Em que momento de nossas vidas o sabor pelo novo escondeu-se de nós?Segundo alguns estudiosos,pode ter acontecido por volta dos 8 ou 9 anos de idade.Pois todos nós nascemos com o potencial da criatividade.Ele vai sendo camuflado e até extinto de acordo com o nosso crescimento e com o meio em que somos educados.Walt Disney já dizia: “A criatividade é como ginástica,precisa ser exercitada”. Se em algum momento de nossas vidas esse músculo parar de ser estimulado,vai enrijecer.


Para desenvolver a criatividade, há quatro ferramentas essenciais: ter fé em si mesmo,ter ausência de julgamentos,abrir-se ao mundo e observar tudo com precisão de cientista, e a última, não ter vergonha de perguntar.Daí o papel dos pais e da escola na criatividade das crianças ser essencial.Não só pelos recursos que podem prover,mas simplesmente incentivando a criança a tentar. Vai desde ‘o que vamos fazer hoje?’ ou ‘ o que vamos cozinhar?’ e ‘como vamos dividir nossos grupos de atividades?’.Coisas rotineiras, mas que exigem delas um raciocínio mais apurado.Bem melhor que já chegar com todos os caminhos determinados.


5 exageros que barram a criação


Elogiar demais pode deixar a criança muito autoconfiante. Criticar os erros sempre pode deixá-la insegura. Inibir os porquês que são peculiares nas crianças.Superestimular: deixe ele focar em algo por vez. E comparar com outras crianças,saiba que a criatividade pode estar em diferentes áreas.É uma questão de talento.


Revista Crescer – Edição 200

Nenhum comentário: